Os diversos campos de atuação do médico veterinário

A graduação em medicina veterinária é muito ampla. Aliás, você sabia que um profissional da área pode atuar em mais de 80 áreas? Esse número expressivo de campos de atuação do médico veterinário demonstra a grande importância desta profissão.

Quando o estudante entra na faculdade, geralmente tem um pensamento rotulado que médicos veterinários atuam apenas com clínica e não sabem ainda a imensa possibilidade que a profissão oferece. Então, como as opções são muitas, mesmo após alguns períodos de estudo diversos estudantes ainda ficam na dúvida de qual área escolher.

Um médico veterinário por atuar, por exemplo na área clínica de animais domésticos ou silvestres realizando cirurgias, aplicando tratamentos. E mais, pode ainda trabalhar na promoção da saúde e reprodução de bovinos de corte e de leite. Além disso, também pode fiscalizar o desenvolvimento de alimentos de origem atual.

Como você viu, as oportunidades de carreira são muitas. Por isso, se você também tem essa dúvida, não pode perder o Profissão Veterinária:

Profissão Veterinária

Continue lendo esse artigo e confira os diversos campos de atuação do médico veterinário!

O que preciso saber antes de escolher a medicina veterinária?

Antes de entrar na faculdade de medicina veterinária o estudante precisa saber que precisará se dedicar muito aos estudos. Pois, é um curso difícil e longo (em algumas faculdades a graduação demora cerca de 5 anos).

E os estudos não param por aí, como a concorrência no mercado de trabalho é cada vez mais acirrada, é comum, após o término da faculdade, fazer alguma especialização com duração de mais um ano.

Como o curso tem sua atuação ampla é importante o bom desempenho do aluno em matérias no ciclo básico do curso como por exemplo, a anatomia, histologia, microbiologia, fisiologia, farmacologia, entre outras.

Quais os principais campos de atuação do médico veterinário?

Após a sua formação, o mercado de trabalho oferece diversos campos de atuação do médico veterinário. Como por exemplo:

  • clínica de grandes animais;
  • produção de alimentos de origem animal;
  • saúde pública com o controle de zoonose e epidemias;
  • perícia técnica, criminal, judicial e administrativa;
  • clínica de animais silvestres;
  • laboratórios de diagnósticos e pesquisas;
  • responsável técnico em clínicas, fábricas de rações e canis;
  • hospitais e consultórios veterinários;
  • marketing de produtos destinados para uso animal
  • pesquisa para a preservação de espécies;
  • fiscalização e inspeção sanitária em âmbito Municipal, Estadual e Federal.

O médico veterinário ainda pode atuar na área acadêmica.

Ao optar por seguir alguma dessas áreas o profissional terá mais diversas atividades a cumprir. Isto é, na fiscalização sanitária e inspeção, o médico veterinário será responsável por fiscalizar todos os locais que sejam necessários para o controle higiênico e sanitário de produtos de origem animal.

Já na tecnologia de alimentos, o profissional precisará realizar novas pesquisas de processamento ou aperfeiçoar as já existentes na indústria. Decerto, quem optar por seguir na saúde pública com o controle de zoonoses e epidemia, junto com outros profissionais contribuirá na diminuição de doenças infecto-contagiosas, epidemias e surtos.

Nas clínicas de atendimento atuação do médico veterinário pode ser dividida em três principais fases:

#1 Animais de Grande Porte

Este profissional geralmente trabalha em campo atendendo os rebanhos bovinos, caprinos e equinos.

#2 Animais Silvestres

O médico veterinário trabalhará em zoológicos, fazenda de criação de répteis ou avestruz. Ou ainda, instituições privadas ou públicas que precisam de remoção de animais silvestres de áreas de construção de estradas, alagamentos entre outras situações.

#3 Animais de Pequeno Porte

Esta é a mais popular! A atuação do médico veterinário neste caso se refere ao atendimento clínico de cães e gatos. Além disso, o profissional presta serviços cirúrgicos, vacinação e procedimentos ambulatoriais.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho nesse segmento não para de crescer. Bem como, a oferta de cursos de graduação e especialização em medicina veterinária. Só para exemplificar o crescimento do mercado, o Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo. Então, dá para imaginar o quanto essa área está aquecida, não é mesmo? Mas, é importante lembrar que há bastante concorrência, principalmente se você for atuar na área clínica de pequenos animais.

Para driblar a competitividade é importante que o profissional sempre se reinvente e faça constantemente cursos de capacitação profissional. Assim, conquistará uma cartela de clientes fiéis.

E você já escolheu sua área de atuação?

Não se preocupe, o campos de atuação do médico veterinário ainda possuem diversas ramificações com especialidades em odontologia veterinária, cardiologia, oftalmologia, ultrassonografia, entre outras.

Assim se você souber adequar-se ao mercado de trabalho terá emprego garantido. Por isso, não tenha medo de se arriscar nas diversas possibilidades!

Fontes: IG Educa e Guia da Carreira

Medicina Veterinária

Atualizado em: 6 de setembro de 2019

Artigos Relacionados