Osteoartrite em equinos: como essa doença inflamatória afeta o desempenho dos animais

Osteoartrite em equinos

Conhecida também como doença degenerativa das articulações, a osteoartrite em equinos é uma patologia associada à claudicação, com desenvolvimento lento, progressivo e degenerativo. A doença é caracterizada pela inflamação e pela alteração nos tecidos articulares – a cartilagem – osso subcondral, membrana sinovial e cápsula articular.

A osteoartrite em cavalos pode ser irreversível se não forem tomadas as medidas corretas.  Por isso, valem a pena conhecer as causas, os principais sinais clínicos e suas diferenças para outras doenças articulares comuns no meio equino. Continue a leitura deste artigo e saiba mais! 

Diferenças entre artrite e artrose

Assim como nos seres humanos, as doenças articulares têm um impacto fundamental na saúde e no bem estar dos cavalos, uma vez que atingem o sistema locomotor, limitando as atividades do animal. Dentre as patologias mais comuns, é importante que o médico saiba diferenciar a artrite da artrose. 

A artrite é uma doença caracterizada pelo processo inflamatório. Já a artrose configura-se como uma doença degenerativa crônica da cartilagem ou da estrutura óssea. Não por acaso, a artrite pode, em alguns casos, evoluir para uma artrose, quando não tratada adequadamente ou quando descoberta em estágio mais avançado. 

Causas e sinais clínicos da osteoartrite em equinos

A osteoartrite é uma doença articular de progressão lenta decorrente de várias causas. Todavia em equinos está mais associada a prática de exercícios e ao estresse causado por movimento repetitivos, sendo os cavalos atletas os mais atingidos. 

Outra situação que pode acelerar o desenvolvimento da patologia é uma má formação do membro de animais mais jovens. Como consequência, o apoio assimétrico do peso ou as forças de compressão desequilibradas podem ser causadas pelo casqueamento e até mesmo pelo desgaste irregular do casco.

No início da osteoartrite são observados alguns sinais clínicos como estresse físico, redução do desempenho, dor e inchaço no local, e leves inflamações como sinovite e capsulite. À medida que o problema avança, seja por não ser diagnosticado ou pelo movimento contínuo, a tendência é que a doença vá avançando até que as articulações fiquem comprometidas.

Infelizmente a osteoartrite em equinos não tem cura, mas os tratamentos têm como objetivo diminuir o desconforto e a interrupção de novas inflamações. Assim, podem ser indicados repouso, fisioterapia, anti-inflamatório, cuidados com casco e colocação de ferradura.

Como diagnosticar a osteoartrite em equinos

Confirmar a suspeita desta patologia em cavalos, de maneira precisa, requer uma anamnese dos primeiros sinais até a evolução da doença. As informações que devem ser obtidas são, a duração e intensidade da claudicação, sintomas, atividade precedente à claudicação e se houve terapia prévia. Além disso, deve-se levar em consideração o histórico do animal, principalmente idade e uso. 

Em um segundo momento é recomendado que seja feito um exame físico, avaliando o animal em repouso e em exercício, bem como palpar e manipular as articulações. Os objetivos desta etapa incluem a identificação do membro afetado, a região da lesão e de qual enfermidade se trata.

O líquido sinovial pode também ser averiguado através de um exame laboratorial, para saber o grau de inflamação e comprometimento dos movimentos. Por fim, o exame de ultrassonografia deve ser prescrito para descobrir a extensão do dano em tempo real. As imagens geradas são fundamentais para a escolha do tratamento correto.

Se você está procurando se capacitar no mercado equino, é indispensável saber diagnosticar a claudicação. Por isso, aprenda na prática todos os protocolos de tratamento, realização do exame e diagnóstico das claudicações de forma objetiva e dinâmica com o Curso de Diagnóstico de Claudicação em Equinos. Não perca essa oportunidade única!

Fontes: Revista Veterinária, M. R, M, P; Royal Horse, Escola do Cavalo.

Artigos Relacionados