Por que irrigar seus pastos? Segundo dados você pode lucrar ao irrigar suas pastagens

"Estamos na iminência de um novo impulso da agricultura. E o caminho mais adequado a seguir é a irrigação porque proporciona aumento de produtividade"

(Devanir Garcia dos Santos, gerente de uso sustentável de água e solo da ANA)

 

Porque irrigar suas pastagens?

 

Atualmente, segundo o gestor do projeto Pólo Regional de Suinocultura e Leite do Planalto e Norte, Gabriel Colle, os produtores não irrigam os pastos devido ao alto custo, que pode chegar até R$ 6 mil por hectare. Ele complementa ainda que com pastagens o ano inteiro, além de economizar com insumos, o produtor consegue equilibrar a alimentação do gado (80% de pasto e 20% de ração). Hoje, em épocas de seca, o consumo da ração é igual ao de pasto. “Com o equilíbrio da alimentação, o leite ganha em qualidade, baixando níveis de gordura e atendendo às exigências das indústrias”, garante.

 Um exemplo de como obter mais lucros com a irrigação é um trabalho da EMATER, que acompanhou alguns produtores de leite dos municípios de Nova Prata do Iguaçu e Salto do Lontra acompanhada pelo zootecnista e coordenador de criações da Emater Regional, Simão Severino Minetti Flores, pelo Secretário de Agricultura e Engenheiro Agrônomo Mauricio Pereira, e pelo zootecnista da Emater de Nova Prata, Rafael Cavallieri. O Produtor de leite Silmar Vanazi, trabalha a mais de 12 anos na produção leiteira, possui 14 vacas em lactação, e sua produção é de 6.720 litros de leite mensais. Ele recebe acompanhamento técnico há dois anos. Rafael, o zootecnista responsável pelo acompanhamento da produção comenta que no início, Silmar "não tinha manejo de pastagem rotacionada, adubação e piquete. Ele dava uma quantidade excessiva de ração as vacas, ação que gerava menor rentabilidade de produção e maior gasto financeiro, como também, não realizava acompanhamento econômico de sua produção, hoje, este produtor investe na adubação e irrigação da pastagem e a produtividade é de 16 litros/ dia vaca em lactação correspondendo a 9.200 litros de leite por hectare/ano".

Portanto, fica mais viável para o agricultor investir mais na irrigação de suas pastagens, do que em investir em apenas ração para aumentar a produtividade de suas vacas.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados