Principais doenças ocorrentes em gatos

Dentre as várias doenças que acometem os gatos destacam-se as de mais ocorrência: rinotraqueite, imunodeficiência felina, leucemia felina, panleucopenia felina, clamidiose felina e clamidiose felina.

A rinotraqueite é um herpesvírus felino tipo I muito contagioso, acomete principalmente gatosentre um e três meses de idade e pode passar despercebida ou assumir forma grave, matando o filhote em cerca de uma semana, devido à ocorrência de pneumonia. Os sintomas são conjuntivite, lacrimejamento, espirro, tosse e rinite serosa, anorexia, febre e apatia.

O vírus que ataca os linfócitos causa a imunodeficiência felina que possui um período oculto assintomático prolongado estendendo-se por anos e resulta na síndrome de imunodeficiência caracterizada por infecções crônicas e recorrentes.

A leucemia felina é um retrovírus que causa grande mortalidade em gatos domésticos. A transmissão acontece principalmente pela saliva e o vírus se mantém na natureza através de gatos virêmicos que vivem longos períodos sem apresentar a enfermidade. O gato fica com imunidade baixa expondo-o às mais diversas infecções.

É uma enfermidade infecto-contagiosa aguda, febril, caracterizada principalmente por sinais gastroentéricos e panteucopenia e é causada por um parvovírus, ocorrente principalmente entre um e seis meses de idade, assim caracteriza-se a panleucopenia felina. A transmissão acontece por contato direto ou através de fômites e vetores. O animal doente apresenta apatia, anorexia, febre alta, vômito e diarreia

A clamidiose felinaé causada pela Chalamydiapsittaci, leva a conjuntivite persistente, mucopurulenta aguda ou crônica, além de febre, rinite e espirros.

O agente é um calicivírus felino que causa a clamidiose felina, ataca principalmente gatos de um a seis meses de idade. A infecção pode apresentar úlceras orais que é muito característica do calcivírus, rinite suave com espirros e conjuntivite.

Na ocorrência de algum desses sintomas é recomendável procurar o médico veterinário.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados