Produção da ovinocultura brasileira vem crescendo significativamente

O Brasil tem o maior rebanho ovino e é o maior produtor de carne das Américas, é o segundo maior país consumidor de carne do mundo. Ao longo dos anos foram realizados vários investimentos no setor produtivo, e com isso houve grande transformações, a criação de subsistência da região Nordeste e lã da região Sul têm ficado para traz.

O Brasil tem o maior rebanho do continente, no Mercosul está a maior concentração de ovinos, totalizando quase 40%. A produção de carne ovina brasileira fica em primeiro ligar, o Peru que possui o terceiro maior rebanho ocupa o sexto lugar na produção. O esse fato se deve a questão da diferença tecnológica entre os países. Quase 60% do consumo da carne são concentradas nos Estados Unidos, Brasil e México.

É possível observar que a ovinocultura brasileira vem crescendo significativamente e se tornando um importante mercado no setor produtivo. Porém, mesmo com esse crescimento ainda existem muitos desafios a serem enfrentados como, aumentar a escala de produção do criador; melhorar a relação indústria/criador; combater o abate clandestino; aumentar a visibilidade da cadeia produtiva. 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados