Quais as principais afecções orais em felinos?

Os felinos também estão sujeitos a afecções orais, assim como os cães e os seres humanos. Os gatos que sofrem com algum tipo de afecção podem apresentar alterações de humor e comprometimento de órgãos vitais e placenta.

As doenças que acometem os gatos são a doença periodontal, fraturas dentarias, fraturas de mandíbula e maxilar, tumores, dentes de leite que não caem, este mais difícil de ocorrer.Entretanto, as afecções mais comuns são a lesão reabsortiva dos felinos (LROF) e o complexo-gengivite-estomatite-faringite.

Na lesão reabsortiva os dentes permanente sofre um tipo de reabsorção, que na maioria das vezes se inicia no colo dental, podendo reabsorver todo o dente. A lesão ataca cerca de 70% dos animais, podendo ocorrer em qualquer idade, mas as maiores taxas do problema são registradas em animais mais velhos. A LROF causa inflamação, vermelhidão e sangramento da gengiva ao redor do dente, o dente tem aparência de que está sendo corroído e em consequência os gatos perdem o apetite e há salivação intensa. O tratamento se dá com a extração dos dentes adoecidos, já que as causas da doença são desconhecidas.

No complexo-gengivite-estomatite-faringite há uma inflamação exagerada da gengiva, língua, palato e fundo da garganta, em consequência os gatos também perdem o apetite, tem salivação intensa e espessa, apresenta mau hálito, tem dificuldade em fazer as atividades fisiológicas, o humor fica alterado e o animal prostra. Nestes casos o tratamento também acontece com a extração do dente de maneira mais agressiva, poisé preciso fazer a extração de todos os dentes que estão para trás das presas. 

 

Como corrigir fraturas orais com resina acrílica autopolimerizável?

Quais são as técnicas de Bloqueios Anestésicos em cavidade oral?

Como realizar o tratamento de canal em gatos?

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados