Quais os fatores que devem ser observados durante a reprodução em ovinos?

Durante a reprodução dos ovinos é necessário observar alguns fatores no que se relacionam as condições climáticas da região, a capacidade de reprodução dos animais, a disponibilidade de alimento durante os períodos de nascimento e de lactação, entre outros fatores que influenciam diretamente os animais e consequentemente a reprodução.

Antes do acasalamento o produtor deve observar os seguintes fatores em relação ao tempo: corresponder ao período de maior atividade sexual das ovelhas e de melhor produção de sêmen pelos carneiros no caso de raças sazonais;permitir o nascimento dos cordeiros em uma época favorável para a lactação da ovelha e para a sobrevivência da cria; considerar o melhor momento para a comercialização dos produtos.

As matrizes também devem ser nutridas para que possam ganhar peso, ou seja, o status anabólico antes e durante o período de reprodução. Observando estes fatores é possível trabalhar com mais de uma estação de monta durante o ano e alcançar altas taxas de natalidade.

 

Qual a situação da ovinocultura de corte e de leite no Brasil?

Quais os cuidados nutricionais relacionados à reprodução?

Como realizar a avaliação da condição reprodutiva e corporal das fêmeas?

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados