Qual a importância da capacitação do médico veterinário em anestesiologia em pequenos animais?

A medicina veterinária vem avançando em relação às técnicas e procedimentos significativamente, promovendo maiores cuidados e melhores métodos de tratamento e, consequentemente, maiores possibilidades de recuperação em relação às moléstias que podem cometer os animais.

 

Dentre as técnicas que cresceram nos últimos anos, está a técnica de anestesiologia veterinária, que progrediu devido à grande demanda por parte das técnicas cirúrgicas e dos recentes progressos no manejo do paciente crítico, bem como do desenvolvimento da técnica dentro da medicina humana.

 

A anestesiologia é todo estudo relacionado à anestesia. Por sua vez, a anestesia é um termo genérico, pois todo droga capaz de suprimir temporariamente a dor, quer para fins exploratórios ou cirúrgicos, com ou sem narcose (perda da consciência), enquadra-se na sua finalidade.

Para que a técnica de anestesiologia seja aplicada de forma segura e eficiente, sem risco ao animal, é preciso que se conheça a farmacodinâmica e a farmacocinética dos fármacos, assim como o emprego de aparelhos anestésicos, sejam eles sofisticados ou não.

 

Com a evolução da medicina de pequenos animais o clínico deve estar atento às mudanças e buscas o aperfeiçoamento. Um profissional capacitado em anestesiologia saberá indicar a melhor anestesia para cada caso; preparar o pré-anestésico; executar a anestesia perfeita; preparar a mesa do material indispensável à anestesia dentre eles, aparelhos, máscaras, anestésicos, cânulas, abridores de boca, pinças puxa-língua, injeções de urgência, seringas, agulhas, entre outros; saber a hora de sobre o estado do doente no decorrer do ato operatório e sobre os acidentes ocorridos; aplicar a medicação necessária durante a anestesia; verificar a frequência do pulso a da respiração e a da pressão arterial no início e no fim do processo; dentre outros conhecimentos essências ao desenvolvimento do processo dentro da medicina veterinária. 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados