Safra de milho recorde em Mato Grosso

No Mato Grosso mais de 98% da area plantada do milho já foi colhida, o Instituto Mato-grossense de Economia APlikcada (Imea) divulgou o recorde da safra, 18,72 milhões de toneladas. O Mato Grosso tem assim, por mais um ano, a maior oferta do cereal do Brasil.

Ainda é preciso vender ou estocar a produção que está ao relento por falta de silos, antes das próximas chuvas da região. O produtor ainda tem o problema em relação a receita e despesa, já que para a venda a saca está custando cerca de R$5,00 a menos em relação ao custo de produção.

A soja ainda ocupa boa parte dos armazéns no Mato Grosso, faltam condições para o armazenamento do milho, que teve a cultura da colheita iniciada em junho e que agora concorre com a soja. De acordo com o Imea, 94% da oleaginosa estão comercializadas no Estado, mas isso não garante que todo o volume tenha deixado os silos, ante 100% em igual mês.

A quantidade recorde de milho produzido se deu devido às tardias chuvas, aliada a alta tecnologia nas lavouras, a produção do milho respondeu com grande produtividade. A colheita deve chegar a 20% a mais sobre o mesmo período do ano passado.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados