Saiba mais sobre o uso dos equinos na equoterapia

Os equinos são utilizados na equoterapia como um método terapêutico e educacional com uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e quitação. Pelo método de tratamento da equoterapia tem-se a busca pelo desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de necessidade especiais.

Na equoterapia é exigida a atividade e participação de todo o corpo dessa forma a força do organismo é desenvolvida, como o tônus muscular, a flexibilidade, o relaxamento, a conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. Nesse processo o paciente melhora os sentidos físicos, psicológicos e educacionais na interação com os animais, desenvolvendo novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

A equoterapia baseia-se em princípios e em fundamentos técnico-científicos em que o atendimento só poderá ser depois do parecer favorável da avaliação médica, psicológica e fisioterápica; as atividades desenvolvidas devem ter acompanhamento de uma equipe multiprofissional como profissionais relacionados à saúde, educação e equitação; as sessões podem ser realizadas em grupo, mas o planejamento e o acompanhamento são individualizados; deve haver registros periódicos e sistemáticos das atividades desenvolvidas, além da ética profissional e a preservação da imagem dos praticantes devem ser constantemente observadas.

A segurança com os pacientes é muito importante, é preciso observaro comportamento e atitudes dos animais; a segurança do equipamento de montaria; à vestimenta do cavaleiro e também o local onde a atividade será praticada.

Dentre as doenças em que a equoterapia é indicada, destacam-se as moléstias de causas genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas; sequelas de traumas e cirurgias; doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais, assim como os distúrbios de aprendizagem e linguagem, entre outros moléstias.

 

Quais as técnicas de nutrição e alimentos de equinos?

Como é feita a alimentação e nutrição balanceada das diferentes categorias de equinos?

Como identificar as necessidades nutricionais dos equinos?

 

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados