Ser Médico Veterinário é…

CPT Cursos Presenciais:  O que é ser Médico Veterinário?

Professor Domingos: Ser Médico Veterinário é, antes de tudo, respeitar os animais; é estar sempre de prontidão para enfrentar os mais diversos desafios nos momentos mais inesperados.   É exercer importante papel perante a saúde pública, uma vez que são de sua responsabilidade o controle de zoonoses e a tecnologia e inspeção dos produtos de origem animal. Ser médico veterinário é atuar também na promoção do aumento da produtividade animal e no controle sanitário de rebanhos das diversas espécies.

CPT Cursos Presenciais: Qual a relação com os animais?

Professor Domingos: Ao se formar, faz parte do juramento do Médico Veterinário o respeito aos animais. Portanto, este deve ser o marco inicial da relação, o que implica em zelar pela saúde e bem-estar de todas as espécies de animais, agindo de forma ética e técnica.

CPT Cursos Presenciais:  Qual a relação com os clientes?

Professor Domingos: Afinal, quem são os clientes? Os animais e/ou seus proprietários? O Médico Veterinário tem que estar preparado para lidar com os dois sujeitos do processo. Atualmente, a convivência entre os humanos e os animais está mais próxima, aumentando sua importância como companheiros numa sociedade em permanente mudança quanto à constituição familiar, com lares cada vez menores, constituídos por pessoas solteiras ou por casais sem filhos. Por outro, a sociedade exige cada vez mais que os alimentos de origem animal sejam produzidos de forma ética e que se incluam princípios de bem-estar animal nos locais de criação. Além disso, o sistema de produção tem que ser viável financeiramente e há o despertar crescente para o impacto ambiental causado. Em meio a todos esses desafios está inserido o Médico Veterinário, que precisa entender os anseios das pessoas para cuidar de seus animais, ou se inteirar das novas dinâmicas dos processos produtivos para ter condições de prestar uma consultoria de qualidade.

CPT Cursos Presenciais:  Qual a importância da capacitação para o sucesso profissional?

Professor Domingos:  O papel fundamental da universidade é mostrar para o estudante o caminho a ser seguido na profissão escolhida por ele. Entretanto, a universidade, por melhor que ela seja não consegue sozinha determinar o sucesso profissional do indivíduo. É ele quem deve buscar se diferenciar profissionalmente. Portanto, escolhida a área de atuação dentro da profissão, é fundamental buscar sempre capacitação, seja por meio de estágios, cursos de curta duração, ou de outras modalidades de educação continuada. O objetivo final de todo bom profissional é se qualificar para se diferenciar do comum, tornar-se “raro” no mercado, pois todos sabem que o que é raro é caro. Ou seja, se você quer ser bem remunerado em sua profissão, faça de tudo para se diferenciar da massa e a capacitação é apenas o início. Pense nisso!

 

Professor do CPT Cursos Presenciais Domingos Marcelo fala sobre o que é ser Médico Veterinário.

Domingos Marcelo é Médico veterinário e professor dos Cursos de Avaliação Fenotípica do Gir Leiteiro e Girolando e do Curso de Avaliação Fenotípica de Bovinos de Corte(zebu) para Compra e Seleção do CPT Cursos Presenciais.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados