Sistema de irrigação tem ajudado aos produtores a escapar dos efeitos da seca no Paraná

 

Os agricultores têm investido no sistema de irrigação das lavouras, devido aos problemas com a estiagem nas últimas safras. A tecnologia tem ajudado os produtores a escapar dos efeitos da seca, no estado do Paraná, garantindo aos produtores uma produtividade maior na lavoura.

De acordo com o Ministério da Agricultura, os financiamentos voltados para irrigação, utilizando crédito do Programa Moderinfra, do governo federal, cresceram 35% no último ano em todo o país.

O presidente da cooperativa Coopavel diz que os problemas com o clima enfrentados nas últimas safras fizeram com que muitos produtores decidissem investir em equipamentos. “Hoje, nós estamos em um momento bom na agricultura. Com isso, facilita a rentabilidade da propriedade e o pagamento do financiamento. Nós temos preços bons da agricultura e garantia de colheita”, explica Dilvo Grolli.

O agricultor, Moasir Sartori, depois de sofrer muitas perdas por causa da seca decidiu não correr mais riscos e investiu na irrigação de uma parte da lavoura. Ele é um dos pioneiros do plantio irrigado da região de Palotina, no oeste do Paraná.

O pivô da propriedade de Moasir Sartori irriga 102 hectares. O milho, hoje, ocupa a área onde também é cultivada a soja. Ele já comparou a produção e concluiu que em algumas safras de milho a produtividade chegou a ser três vezes maior do que na área não irrigada. No ano passado foram colhidas 60 sacas de soja por hectare no local. Por causa da seca, no espaço sem irrigação foram tiradas apenas 30 sacas.

O produtor investiu no pivô em números atualizados mais de R$ 600 mil reais, valor que, apesar de alto, foi pago rapidamente. "Contando os anos bons de safra de feijão que tivemos naquela época, acho que com duas safras de feijão praticamente se pagou o pivô", relatou Moasir Sartori.

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados