Temperaturas influenciam alimentação de frangos de corte

A criação de frango de corte é caracterizada pelo rápido crescimento dos animais, devido à aceleração do metabolismo das aves juntamente com os avanços genéticos enutricionais voltados para o crescimento acelerado.Contudo, a capacidade termorreguladora das aves continuou deficiente para enfrentar os desafios com as altas temperaturas.

Em países tropicais, como o Brasil, nas áreas quentes e úmidas tem-se umidade relativa do ar elevada, sendo este um dos maiores problemas, pois impossibilita que a ave elimine calor através da respiração, a temperatura e a umidade relativa do ar altas fazem com que o animal não consiga respirar de maneira satisfatória para remover todo calor que precisa dissipar de seu corpo. Em consequência há o aumento da temperatura corporal e as aves entram em estado de estresse.

O estresse causado faz com que as aves, diminuam a ingestão de alimentos que, consequentemente diminui os substratos metabólicos ou combustíveis disponíveis para o metabolismo, incapazes de oxigenar devidamente toda a massa muscular há a falência de diversos órgãos.

Alguns efeitos podem ser notados quando as aves estão sofrendo com o estresse causado pelo calor como: drásticas diminuições no consumo de alimento e no crescimento; eficiência alimentar reduzidae aumento no consumo de água, que dobra em relação às aves mantidas em temperaturas mais amenas.

A manipulação de proteína e aminoácidos em dietas de frangos estressados pelo calor segue duas estratégias opostas que podem ser usadas para aliviar os efeitos. A primeira constitui-se no uso de dietas com baixa proteína para limitar o incremento calórico,recomenda-se diminuir a proteína dietética com suplementação de aminoácidos essenciais. Já a segunda estratégia recomenda o uso de dietas com alta proteína para compensar o menor consumo alimentar causado pelo calor.

Observando alguns cuidados importantes é possível ter ganhos na produção, com uma criação qualitativamente satisfatória.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados