Tratamento e qualidade de vida aos felinos portadores de leucemia

A leucemia que acomete os felinos (Felv) é causada por um vírus que provoca imunodeficiência e câncer nos animais. A Felv ocorre com mais frequência nos animais machos jovens que ficam muito na rua, porém pode acometer às fêmeas e também machos com mais idade. Os gatos jovens ficam mais suscetíveis à doença, pois como ficam muito tempo na rua a procura de fêmeas e territórios, consequentemente ficam mais expostos a possíveis contaminações.

 

A transmissão da leucemia se dá por meio de mordidas, lambeduras, caixas de areia compartilhadas, durante a gestação através da placenta e também por meio da amamentação. Quando o animal é contaminado pelo vírus, podem aparecer sintomas de doenças secundárias comuns nesses casos. Os sintomas, dessa forma, não são específicos e vão variar dependendo da enfermidade associada. A leucemia pode causar rinite, conjuntivite, diarreia persistente, gengivite, estomatite, infecções crônicas de pele, febre, emagrecimento, linfoma, entre outros.

 

Quando o animal apresentar alguns desses sintomas o médico veterinário deve ser consultado, a fim de, confirmar a doença por meio de exames de sangue específicos.

 

 A leucemia não tem cura, o tratamento da doença tem como objetivo amenizar a crise, fazendo a manutenção para a boa qualidade de vida do animal. O tratamento poderá ser feito com soroterapia, antibióticos e transfusões de sangue, dependendo da indicação médica e do grau de desenvolvimento da doença.

 

Além do tratamento com medicação, o animal doente deve seguir uma dieta equilibrada, não deve ficar perto de outros animais, evitando dessa forma a contaminação dos animais sadios. Existe no mercado vacina contra a leucemia, no entanto a eficácia varia entre 20 a 100%. Assim, a melhor maneira de cuidar do animal é evitar que ele tenha contato com gatos de rua, evitando o possível contágio. 

 

Garanta sua capacitação na área de pequenos animais. Confira.

Cursos Práticos para Médicos Veterinários

 

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados