Ultrassom veterinário na clínica de pequenos animais: por que vale a pena o investimento?

  •   
  • 13
  •  
  •  
  •  

O uso da tecnologia está cada vez mais presente no cuidado dos pequenos  animais. Nesse sentido, o ultrassom veterinário  foi introduzido na clínica de pequenos por volta da década de 1940. Desde então, devido à evolução das tecnologias, está mais completo, apresentando informações cada vez mais precisas.

Consequentemente, o equipamento tem ajudado no trabalho do profissional da área a melhorar o atendimento dos animais de estimação, garantindo tratamentos mais precisos. Além disso, hoje, inegavelmente, com imagens precisas e o diagnóstico exato, o ultrassom é uma grande aquisição para o médico veterinário.

No entanto, é comum que muitos profissionais ainda tenham dúvidas se vale ou não investir no equipamento na clínica de pequenos animais, afinal, não é um produto barato.

Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe! Neste artigo vamos dar bons motivos para que você possa investir na tecnologia e ainda dar dicas de onde se capacitar para oferecer um serviço de qualidade. Confira!

1. Diagnóstico preciso com ultrassom veterinário

ultrassom veterinário na clínica de pequenos animais

Os exames com ultrassom veterinário geralmente são solicitados em casos que necessitam de uma visualização de órgãos e estruturas internas de forma não invasiva. Isso porque, com imagens de ótima resolução, o aparelho permite fornecer com exatidão e agilidade, o diagnóstico do animal examinado.

Sem contar que o equipamento fornece imagens multiplanares, ou seja, permite que a estrutura analisada possa ser observada de diferentes ângulos.

Isso é fundamental na tomada de decisão do médico veterinário sobre  fazer um tratamento ou encaminhar para cirurgia. Afinal, com as informações em imagem, além de poder , de fato, ver o que está acontecendo, também poderá mostrar ao cliente a situação do animal, justificando a necessidade deste ou daquele tratamento.

Alguns dos casos em que o ultrassom veterinário é decisivo no diagnóstico são:

  • Diagnóstico de gestação precoce;
  • Suspeita de fratura ou rompimento de ligamentos;
  • Avaliação de estruturas oculares;
  • Investigação de problemas digestivos;
  • Identificação de doenças pulmonares;
  • Monitoramento de doenças cardíacas (especialmente se o equipamento tiver a função doppler);
  • Atendimento de emergência;
  • Problemas no trato urinário;
  • Avaliação das glândulas adrenais.

2. Resultado em tempo real

Além de poder ser usado nas situações acima descritas, o ultrassom em pequenos animais permite ainda rapidez nos processos. Com a rápida visualização das imagens, garante que o resultado seja fornecido, na maioria das vezes, em tempo real.

Tais informações são fundamentais para à tomada de decisão do médico veterinário sobre iniciar um tratamento imediatamente ou encaminhar para uma cirurgia, por exemplo. Essa agilidade é um diferencial em casos de acidentes ou outras emergências, já que no chamado protocolo FAST, o atendimento na primeira hora é o diferencial para salvar a vida do paciente.

3. Imagens multiplanares

Outra grande vantagem dos aparelhos de ultrassom veterinário são a facilidade e capacidade de adquirir imagens multiplanares. Primeiramente, como o nome indica, são imagens em diversos planos, as vezes, simultâneos.

Essa tecnologia ajuda na medida em que permite a rápida identificação e determinação de anormalidades e massas patológicas, além de sua relação com as demais estruturas. Tudo isso facilita também a definição do problema rapidamente.

Atualmente já existem também equipamentos capazes de fornecer imagens em 3D. Para isso, utiliza um sistema capaz de converter as ondas de sons emitidas pelo corpo do animal, retornando em forma de imagem precisa.

A ultrassonografia 3D é muito utilizada no diagnóstico de prenhez e acompanhamento gestacional. Com ela é possível enxergar com clareza a quantidade de fetos, seu tamanho e seus movimentos no útero da mãe.

4. Equipamento portátil

O equipamento de ultrassom para pequenos animais também apresenta como benefício o fato de ser bastante portátil. Tal característica facilita o transporte e o manejo quando é necessário diagnosticar animais internados e que não podem ser deslocados.

Dessa forma, também é extremamente útil para o profissional que realiza consultas no local onde vive o animal.

Graças a leveza, já que alguns pesam apenas 4 quilos, e resistência, atender a diversos pacientes, independente de de onde o paciente esteja.

Além disso, abre possibilidade de que o médico veterinário possa levar o equipamento de uma clínica a outra para fazer diagnóstico, aumentando assim a quantidade de atendimentos.

5. Ótima visualização de estruturas superficiais

Graças à possibilidade de ajuste de frequência do aparelho, é possível determinar a profundidade da área a ser examinada. Isso significa que, em frequências menores, é possível investigar as estruturas internas e, utilizando frequências maiores, o equipamento permite a exploração de áreas mais superficiais com ótima resolução. Alguns exemplos dessa aplicação são os músculos, olhos e o trato reprodutivo.

No entanto, ao adquirir um ultrassom veja a sua compatibilidade com diferentes frequências e quais os transdutores são adequados para cada caso.

6. Ultrassom veterinário com Doppler

Nesse sentido, a sexta vantagem é que alguns equipamentos de ultrassom veterinário utilizam o recurso Doppler. Sem dúvidas, essa é uma ferramenta essencial no diagnóstico por imagem já que consegue observar  o fluxo sanguíneo nos vasos e do coração.

Essa técnica auxilia no diagnóstico de doenças cardiovasculares, no diagnóstico de casos de oncologia e também no acompanhamento da gestação em animais.

Em alguns casos, os diferentes modos de doppler (pulsado, colorido e de potência) são associados ao modo cardio, tornando o equipamento ideal para o diagnóstico de cardiopatias. Ou seja, uma clínica completa de ultrassonografia.

7. Mais credibilidade para o profissional

Já vimos que as vantagens da utilização do ultrassom veterinário são muitas. Tendo isso em vista, é  perceptível que há uma demanda maior por esses serviços, seja das clínicas veterinárias que utilizam o serviço de terceiros, seja dos próprios tutores.

Além disso, com a maior difusão dos benefícios da ultrassonografia para pequenos animais, os aparelhos são encontrados a preços mais acessíveis, diferente de alguns anos atrás.

Graças a isso, se o médico veterinário estiver capacitado e com o equipamento em mãos, isso será um diferencial na hora de conseguir novos clientes.

Mais do que isso, o uso do equipamento de ultrassom veterinário é importante  para que os clientes confiem ainda mais em você. Isso faz com que você se torne uma autoridade no assunto.

Podemos dizer que essa é uma das formas de fidelizar os tutores de animais, abrir novos mercados e expandir a área de atuação. Ademais, a realização da ultrassonografia em pequenos animais é uma maneira de valorizar os serviços prestados. Afinal, esse diferencial é um meio eficaz de divulgação do trabalho do profissional, por ser especializado.

Como comprar um Ultrassom Veterinário

Na hora de comprar um ultrassom veterinário é importante saber que são equipamentos importados e que por isso, precisa de atenção redobrada. No entanto, algumas dicas podem ser essenciais, tais como:

  • Conheça a marca
  • Procure vendedores com boa reputação
  • Verifique se há serviço pós venda
  • O tempo de garantia é essencial
  • Não se esqueça de verificar se há assistência técnica

Além disso, tenha em mente que existem diversos tipos de ultrassom, com recursos que vão desde os mais básicos até os avançados. Então, procure entender a sua necessidade e identificar qual equipamento vale mais a pena para você! Conte com um consultor especializado para isso!

Você pode também conhecer modernos equipamentos de ultrassom e entender qual será ideal para a sua clínica. Visite o Site do Shop Veterinário e confira condições imperdíveis: Como comprar ultrassom veterinário com 120 dias para começar a pagar

Especialização na área

Tão importante quanto investir em um equipamento de ultrassom veterinário é saber realizar os diagnósticos com segurança e precisão. Por isso, é importante investir em treinamentos práticos que vão te dar todo conhecimento para analisar diferentes situações por meio da ultrassonografia. O CPT Cursos Presenciais – CENVA Pós-graduação oferece cursos com diferentes níveis de aprendizado, desde curso inicial, para já atuar na área como também pós graduação para se tornar um especialista. Clique nos links abaixo e confira!

>> Curso de Ultrassonografia em Pequenos Animais

>> Curso Avançado de Ultrassonografia em Pequenos Animais

>> Pós-graduação em Diagnóstico por Imagem em Pequenos Animais

Fonte: Blog do Mundo Veterinário

  • 13
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Artigos Relacionados