Vantagens da integração lavoura-pecuária-floresta Sucesso garantido!

O custo de renovação e implantação de pastagens é um dos grandes problemas que os pecuaristas enfrentam, tendo em vista que a recuperação das áreas degradadas por métodos tradicionais de preparo do solo e semeio do capim é cara, principalmente pela necessidade de correção e de fertilização. Assim, a tática de recuperação ou renovação de pastagem em consórcio com outras culturas de grãos e espécies arbóreas vem sendo uma alternativa eficaz.

A ILPF é o sistema integrativo de três atividades distintas e em conjunto, tem como objetivo elevar ao máximo o uso da infra-estrutura e da mão-de-obra, diversificar e verticalizar a produção, tornar mínimo os custos, dissolver os riscos e acrescentar valores aos produtos agropecuários, por meio dos recursos e benefícios que uma determinada atividade proporcionará à outra.

 

Estudando as melhores maneiras de se implementar o sistema, o produtor passará a explorar diferentes sistemas produtivos que poderão envolver grãos, fibras, madeira, carne, leite e agroenergia, em uma mesma área no sistema de consórcio. Ou seja, qualquer cultura pode ser implantada dependendo semente da região de localização da propriedade e da vocação, experiência e estudos de cada produtor.

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados