Veterinários apostam em atendimento de animais silvestres para aumentar a lucratividade

A área de clinica médica de pequenos animais é, cada vez mais, procurada pelos médicos veterinários que desejam atuar nessa na área, mas a clinica de pequenos animais também é muito procurada pelos donos de bichos, que não dispensam cuidados e bom tratamento aos seus cães e gatos de estimação.

O conhecimento na atualidade é muito dinâmico, assim como a demanda por profissionais capacitados, para melhor aturar nas diversas áreas da medicina veterinária é preciso ter o conhecimento ampliado, isto é, atuar em diversas especialidades.

O profissional que trabalha na clinica de pequenos animais, atua na maioria das vezes, especificamente no tratamento de cães e gatos, podendo se especializar em subáreas como, por exemplo, a dermatologia, oftalmologia, oncologia, cardiologia, odontologia, nefrologia, entre outros.

Entretanto, com a crescente verticalização das moradias, é cada vez mais comum a criação de animais não convencionais nos lares, tendo em vista que ocupam menos espaço, são fáceis de manejar e manter. Também a criação dos animais silvestres ou exóticos é impulsionada pelo crescente número de criatórios registrados no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Assim, a presença animais silvestres nas clinicas aumenta significativamente, já que os donos também não dispensam cuidados e tratamentos com os animais que, assim como os cães e os gatos são parte integrante da família. O medico veterinário precisa estar preparado para fornecer as corretas orientações de manejo, ambiente de criação, nutrição, biologia aplicada, entre outros; assim como saber como abordar, conter, examinar, tratar e manter internado este paciente tão diferente dos animais domésticos convencionais.

Assim, o médico veterinário, sofre a pressão do mercado de trabalho, que tem exigido profissionais, cada vez mais especializados e que possam oferecer serviços diferenciados e de qualidade.

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados