Inseminação em Éguas: Confira vantagens dessa biotecnologia de sucesso!

A inseminação em éguas é uma das biotecnologias mais utilizadas na reprodução. E, cada vez mais têm ganhado destaque quando o assunto é o melhoramento genético do animal. Basicamente, a técnica consiste na deposição do sêmen do garanhão, previamente colhido, avaliado e processado, no trato reprodutivo da fêmea.

Ela tem ajudado no maior desenvolvimento na equinocultura por meio do ganho na eficiência reprodutiva e no melhoramento genético. Isto é, favorece o cruzamento e aprimoramento das raças. Além disso, a inseminação artificial em éguas vem sendo empregada com excelentes índices de fertilidade, proporciona menor desgaste do animal e eleva o progresso genético do plantel existente.

Diante dos inúmeros benefícios a técnica está sendo aplicada em diversas propriedades que visam a qualidade e potencial dos animais frente ao mercado. Por isso, se quer saber um pouco mais do assunto, acompanhe o artigo até o final!

Como funciona a inseminação em éguas?

inseminação artificial em éguas

A inseminação em éguas consiste na introdução artificial do sêmen do garanhão no trato reprodutor da égua, visando uma gestação. Essa técnica permite obter vários potros a partir de um só ejaculado, de forma a poder inseminar um número maior de éguas ao mesmo tempo.

Dessa forma, após as éguas terem recebido a dose de sêmen, deve se fazer o seu acompanhamento para verificar o desenvolvimento do embrião.

A IA é considerada por muitos produtores, como a biotecnologia de maior impacto na produção equina. Pois, um único reprodutor pode deixar centenas de descendentes. Mas, uma dúvida bem comum para os profissionais que almejam atuar na área é qual o momento correto para se inseminar uma égua.

Sem dúvidas, a inseminação deve ser realizada o mais próximo possível da ovulação, assim aumentam as chances de sucesso. Por isso, monitorar o ciclo estral é primordial para se ter bons resultados. E, claro não podemos deixar de lado o conhecimento do médico veterinário responsável por aplicá-la.

É esse conhecimento que minimiza os erros humanos que podem acontecer ao longo das etapas da IA. Desse modo, é preciso ter em mente que o sucesso em qualquer aplicação de biotécnicas de reprodução equina está fielmente ligado ao conhecimento de fatores sobre a anatomia, fisiologia e manejo nutricional correto do animal.

Mas, outros fatores também contribuem para o sucesso da IA, são eles:

  1. Éguas receptoras: idade, escore corporal, histórico reprodutivo e fertilidade são fatores essenciais para o sucesso;
  1. Fertilidade do sêmen: examinar certas características do sêmen fresco, resfriado e congelado e a sua relação com a fertilidade;
  1. Perícia do inseminador e previsão da ovulação: alguns empecilhos podem ser encontrados. Por isso, é necessário os dois fatores citados anteriormente estarem em completa formalidade.

Métodos de inseminação artificial

Quando o assunto é IA em equinos, geralmente há uma diferenciação em relação ao tipo da técnica utilizada na conservação do sêmen utilizado e ao tempo entre a colheita e a utilização. São eles:

  • sêmen fresco: é a utilização em um período de 30 minutos até duas horas acrescido de diluentes apropriados;
  • sêmen refrigerado: mantido a uma temperatura de aproximadamente 5°C, pode ser utilizado em um período de até 48 horas após ser coletado. Se o período for ultrapassado sua capacidade fecundação é diminuída;
  • sêmen congelado: passa pelo mesmo processo do sêmen refrigerado, mas com um diluente próprio para o seu congelamento. Após esse processo, pode ser armazenado por vários anos, ficando conservado em tanques de nitrogênio líquido a uma temperatura de aproximadamente -196°C.

É importante lembrar que independente do método utilizado, o sêmen deve passar pela colheita, avaliação e processamento. Isto aumenta ainda mais a eficiência reprodutiva.

Por falar nisso, confira esse super material gratuito com o passo a passo para que você, médico veterinário, aumente o seu sucesso na reprodução equina: Guia Técnico: Passos para o Sucesso na Inseminação Artificial em Equinos

A importância da IA na reprodução equina

Por ser uma biotecnologia com resultados significativos, a inseminação artificial em éguas é de grande relevância para garantir o aproveitamento de equinos de grande potencial genético. Ao passo que, com sua utilização é possível obter produtos de um garanhão mesmo que este não tenha disponibilidade de ser utilizado na monta natural, desde que o motivo não atrapalhe a produção espermática.

Um exemplo simples, muito comum, que impossibilita o processo de monta natural é a distância física entre o garanhão e a doadora escolhidos. Então, com a utilização da IA o cruzamento se torna possível mesmo à distância. Ainda mais, a técnica permite que os animais cruzados não se exponham a doenças venéreas.

Outro ponto que valoriza o seu uso é o fato de que cada ejaculado de um garanhão possuir quantidade de espermatozoides suficiente para fecundar muitos óvulos e na monta natural há um “desperdício” de material genético.

Por estes motivos, a IA torna-se ainda mais importante já que divide o volume ejaculado em doses que serão utilizadas não em apenas uma, mas em diversas fêmeas. É fácil perceber que as vantagens são inúmeras e todas elas são fortes aliadas do melhoramento genético. Afinal, qual médico veterinário não quer aumentar a produção de potros e consequentemente, aumentar a sua rentabilidade?

Vantagens da inseminação em éguas

Agora que você já sabe como é feita a inseminação artificial e sua importância para a reprodução equina, separamos uma lista com as principais vantagens dessa técnica, acompanhe!

  1. Larga expansão de reprodutores superiores, de grande valor genético;
  2. O rebanho ganha em melhoramento e desempenho da potencialidade;
  3. Acelera o processo de melhoramento genético das raças;
  4. Maiores índices de fertilidade, por ter um garanhão de alto valor zootécnico;
  5. Reduz o risco de disseminação de doenças sexualmente transmissíveis;
  6. Permite a identificação de problemas reprodutivos;
  7. Possibilita o uso de éguas impossibilitadas para a monta natural;
  8. Permite o uso de sêmen de reprodutores incapacitados para a monta natural;
  9. Pode-se utilizar o sêmen congelado de reprodutores que se encontram distantes, ou até mesmo já mortos, preservando boas linhagens.

Detalhes que fazem toda diferença

Alguns detalhes, quando seguidos a risca, são fundamentais para alcançar o sucesso da técnica, confira:

  • detecção correta do cio;
  • veterinário treinado e qualificado;
  • manejo nutricional e sanitário correto;
  • atenção especial ao manuseio da fêmea;
  • boa equipe técnica para suporte do veterinário;
  • ausência de características indesejáveis no material genético.

Após ler todas estas informações, ficou interessado em ingressar na área? Então, você não pode deixar de conferir o próximo tópico!

Como conseguir uma oportunidade na área?

Além de estar em expansão, a área da reprodução equina é uma excelente oportunidade de aumentar seus rendimentos, não é mesmo? Mas, por ser uma área altamente rentável é muito visada! Por isso, o mercado está cada vez mais a procura de profissionais completos e mão de obra qualificada.

Dessa forma, o veterinário que deseja atuar e ter sucesso nela precisa ter o conhecimento profundo do assunto. Pois, as biotecnologias são minuciosas e todas as etapas do procedimento requerem do veterinário o contato muito próximo com o animal. Sem contar que, o sêmen equino é um dos mais valiosos do mundo, então qualquer erro é desperdício de dinheiro.

O conhecimento prático, não só da inseminação artificial, mas de outras biotécnicas reprodutivas fará com que você saia na frente na disputa por uma oportunidade na área. Então, clique aqui !

Fontes: Blog do Shop Veterinário e Revista Eletrônica de Medicina Veterinária

Artigos Relacionados