Como fazer a seleção de garanhões para a reprodução equina?

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  
seleção de garanhões

A seleção de garanhões é uma etapa fundamental para garantir o sucesso da reprodução equina. Além disso, uma seleção mal feita pode gerar grandes prejuízos para o produtor.

Não importa a técnica reprodutiva adotada, para escolher a égua e o garanhão ideal diversos critérios precisam ser levados em consideração. Entre eles, as características necessárias do cavalo reprodutor, que podem, além de outras coisas, acelerar o melhoramento genético.

Quer saber mais? Continue a leitura e veja também mais informações sobre um exame que auxilia na seleção de garanhões e é fundamental para criadores e médicos veterinários que desejam alcançar eficiência reprodutiva. 

Características necessárias para um garanhão

Na hora de selecionar o garanhão, o ideal é optar por aqueles que possuem o maior número de características desejáveis. 

É possível encontrar muitos métodos de seleção, inclusive o método Integral no qual o criador seleciona ao mesmo tempo todas as características desejáveis.

Para garantir resultados de elevada qualidade a principal característica é a genética. Assim, é preciso priorizar o pedigree de mérito zootécnico superior, dando atenção especial na consistência da sua média qualitativa de produção. 

Essa consistência é indicada pelo número expressivo de produtos a serem anualmente selecionados para a reprodução. O ideal é que a média de qualidade do filho seja igual ou superior a dos pais. 

Além da genética, estão entre pré-requisitos para alcançar o mérito zootécnico superior a performance atlética, as condições físicas, morfológicas, além dos itens citados a seguir:

Fertilidade

Avaliar os testículos e se o sêmen é de boa qualidade (quantitativo e qualitativo) observando a motilidade, concentração e morfologia espermáticas. Além disso, é preciso garantir que o sêmen suporta ser resfriado ou congelado, para não dificultar biotécnicas reprodutivas como a Inseminação Artificial;

Temperamento

O temperamento do cavalo é um item muito importante que precisa ser levado em consideração. Isto, porque o mau temperamento ou índole ruim pode desvalorizar o animal como cavalo de sela, afetar a treinabilidade e dificultar importantes processos de manejo; 

Conformação

A expressão racial e o biótipo funcional são as duas virtudes importantes de um garanhão completo.

Andamento Padrão Concurso de Marcha

Essa característica é hereditária, portanto, a preferência deve ser por cavalos de marcha competitiva;

Produção comprovada

O garanhão completo deve transmitir suas características genéticas à sua prole. Sendo assim, a prova final é observar se ele é capaz de gerar filhos campeões de Raça e Andamento.

Outras características

Além desses critérios, é fundamental avaliar a genitália externa, os membros anteriores, coluna e posição dos testículos dentro da bolsa escrotal. Também vale analisar a libido, observando o tempo de reação do animal na presença da égua.

Para auxiliar na seleção do garanhão, um forte aliado é o exame andrológico. Com ele é possível observar as condições do sêmen, as funções reprodutivas do animal, o estado de saúde geral, o aparelho locomotor e o aparelho genital externo. 

Além de auxiliar na avaliação da capacidade reprodutiva e da fertilidade, com o exame andrológico é possível avaliar se o garanhão possui as condições físicas básicas para realizar a monta. Esse exame é, portanto, uma etapa essencial para garantir o sucesso reprodutivo dos equinos.

Levando em consideração todas essas características o criador certamente vai conseguir obter resultados positivos na reprodução. Tanto econômicos, quanto no melhoramento genético.

Importância de uma boa seleção de garanhões  

O garanhão é extremamente importante e nem sempre recebe a mesma atenção que as éguas quando o assunto é reprodução. Porém, quando possui boa fertilidade, em apenas uma ejaculada é capaz de fecundar de 6 a 8 éguas.

Isso mostra que um garanhão é capaz de produzir um grande número de produtos por ano. E quando são bem selecionados é possível aumentar a eficiências reprodutiva e ainda acelerar o melhoramento genético.

A seleção do garanhão é sem dúvida muito relevante, porém para garantir uma boa reprodução as características individuais da égua também precisam ser levadas em consideração. Além disso, a escolha dos animais precisa levar em conta os possíveis resultados do acasalamento.

Quando o manejo reprodutivo é bem conduzido ele pode melhorar as características produtivas e reprodutivas dos equinos. Para isso, além das biotecnologias disponíveis a seleção dos reprodutores vai fazer toda a diferença para atingir os parâmetros desejados.

Quer aprender na prática a realizar o exame andrológico e melhorar a sua seleção de garanhões? Então conheça o Curso de Exame Andrológico em Equinos – manipulação, avaliação e criopreservação de sêmen do CPT Cursos Presenciais.  

Com o curso você vai aprender a selecionar os melhores animais para a reprodução e todas as etapas fundamentais para um programa reprodutivo de sucesso. Clique aqui e veja mais informações.

Fontes:

Cursos CPT, Criação de Cavalos, Mundo Equino, Nutritime Revista Eletrônica, Shop Veterinário

  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Artigos Relacionados