Confinamento de gado: Dicas para você montar a melhor estrutura

  •   
  •  
  •  
  •  
  •  

O confinamento é um tipo de sistema para criação de bovinos em que lotes de animais são colocados em piquetes ou currais para a terminação (última fase da engorda). Em sua estrutura de confinamento de gado de corte, são fornecidos água e alimentos, como ração e os suplementos, em cochos.

Essa prática ocorre no Brasil principalmente no período de secas, que é quando a pastagem apresenta baixa qualidade nutricional e o gado necessita de um reforço na alimentação.

Que tal um guia gratuito com tudo que ninguém te contou que vai melhorar seus resultados e aumentar (muito) seu lucro?

Guia Gratuito - Gado de Corte

O sistema de confinamento para criação de gado de corte tem como principais vantagens o aumento da eficiência produtiva, melhor aproveitamento do animal, flexibilidade na produção e uso mais eficiente dos recursos.

No entanto, vale lembrar que, para apresentar tais benefícios, a estrutura de confinamento de gado de corte deve atender alguns requisitos. Para saber quais são, continue a leitura deste artigo!

Tipos de estrutura de confinamento de gado de corte

Estrutura de confinamento para gado de corte

Além da fase de terminação, o sistema de confinamento de gado de corte pode ser usado para desmame de bezerros e para a alimentação de novilhos e novilhas em recria, bois magros e vacas de descarte.

Por essa razão, é comum encontrar tipos diferentes de confinamentos. Confira cada um deles a seguir!

Confinamento a céu aberto

O sistema de confinamento aberto é constituído de curraletes capazes de confinar entre 50 a 100 cabeças no total. Nesse caso, cada animal tem cerca de 8,0 a 20 metros quadrados, um comedouro para volumosos, um cocho de sal e um bebedouro. É recomendado ainda que haja algum ponto de sombra, como árvores, para o bem-estar do animal.

Confinamento parcialmente coberto

Esse tipo de confinamento de gado possui as mesmas estruturas do curral a céu aberto. Entretanto, o diferencial está na disponibilização de uma cobertura de uma área para os animais, geralmente junto aos cochos, garantindo maior conforto.

Galpão fechado

Por outro lado, o galpão fechado possui uma área disponível de 3 a 5 metros quadrados por animal. Nesse sistema também devem existir comedouros para sal mineral, volumosos e bebedouro.

Além disso, o galpão apresenta cobertura com beiral do telhado e pode ser utilizado para confinar até 50 bovinos. É um sistema eficiente, mas que não é muito utilizado no Brasil, em virtude do seu alto custo de investimento.

Creep Feeding

A partir do segundo mês de vida, o leite passa a não suprir as necessidades nutricionais do bezerro. Por essa razão, para garantir o ganho de peso e a melhor expressão do potencial genético do bezerro, são os montados os chamados creep feedings.

Primeiramente, esse sistema de confinamento consiste em disponibilizar um cocho privativo dentro de um cercado em que só o bezerro tenha acesso. Nesse cercado, o animal recebe reforço alimentar com uma ração balanceada para garantir que o desmame ocorra bem.

Quer acessar um conteúdo completo e gratuito sobre o assunto? Confira esse super Manual sobre Manejo Nutricional de Gado de Corte. Clique e baixe agora mesmo!

Estrutura para confinamento de gado de corte

Como vimos anteriormente, existem tipos de currais de confinamento que se diferenciam pela disposição dos bebedouros, piquetes e instalações. No entanto, de uma forma geral, o tipo de confinamento depende da disponibilidade de recursos da propriedade e qual o seu objetivo.

Por isso, na hora de definir qual sistema utilizar, é preciso levar em conta aspectos como:
– fase da criação do animal

-área física do terreno disponível

-facilidade de acesso

-condições ambientais (ventos, chuva, umidade etc.)

-possibilidade de utilizar estruturas já existentes na propriedade

-mão de obra disponível

-características da propriedade

-evitar áreas próximas a rodovias

-proximidade de fontes de água

É importante lembrar que a alimentação é um dos fatores primordiais no desenvolvimento do gado de corte e, ao mesmo tempo, é um aspecto que consome bastante recursos financeiros e operacionais. Por isso, todos os cuidados são essenciais.

Nesse sentido, algumas características devem ser mantidas para garantir a eficiência do modelo, tais como:
-piso com declividade mínima de 3% e máxima de 8%

-instalações elétricas para auxílio do manejo

-centro de manejo de animais contendo brete, apartador, balança, dentre outros

-área para produção de alimentos

-sala para a produção de silo e feno

-galpão para máquinas e implementos

-currais de engorda

-sistema de coleta de esterco

-estruturas de conservação do solo e da água para controle da poluição

Cercas para o confinamento de gado

Outro ponto fundamental para a estrutura de confinamento de gado de corte são as cercas. Isso porque. Durante muito tempo, as cercas de arame farpado foram bastante utilizadas para separar animais e delimitar piquetes para o manejo de pastagens. Entretanto, havia o risco machucar o animal ou mesmo de arrebentar caso algum deles resolvesse pular.

Atualmente, a cerca mais indicada para confinamento é a elétrica. Primeiramente, porque o seu custo de implementação é mais baixo que os outros tipos, o que a deixa mais eficiente. Em segundo lugar, o cercamento é mais fácil para ser construído pois emprega materiais leves e simples de manusear.

Por fim, a cerca elétrica atua mais como barreira psicológica e não física, o que deixa os animais mais dóceis, facilitando no manejo. É importante destacar ainda que a corrente elétrica presente na cerca é semelhante a uma agulhada e portanto, não machuca o animal.

E aí, você já possui uma estrutura de confinamento de gado de corte adequada com as suas expectativas de desenvolvimento e faturamento? Lembre-se que o investimento correto é fundamental para obter bons resultados com os bovinos.

Se você gostou desse assunto, temos uma boa notícia para você! Separamos uma lista com tudo que você precisa saber para para ganhar dinheiro com Gado de Corte. Confira:

Fontes: Embrapa Gado de Corte e Centro de Produções Técnicas – CPT

  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Artigos Relacionados