Confinamento de gado corte: diferenças entre as estruturas e vantagens do sistema

O confinamento é um tipo de sistema para criação de bovinos em que lotes de animais são colocados em piquetes ou currais em todas as fases da criação. No entanto, devido ao maior custo, é mais comum que seja usado para a terminação (última fase da engorda). Em uma estrutura de confinamento de gado de corte, são fornecidos água e alimentos, como ração e os suplementos, em cochos.

Essa prática ocorre no Brasil principalmente no período de secas, que é quando a pouca oferta de pastagem, e esta apresenta baixa qualidade nutricional e o gado necessita de um reforço na alimentação para obter todos os nutrientes.

Há também quem prefira criar o gado confinado o ano todo devido a eficiência produtiva alcançada. Entretanto, é preciso considerar a raça do animal e o investimento demandado, já que o custo pode ser um pouco mais elevado que a criação a pasto.

Em geral, os mais interessados em os pecuaristas que trabalham com animais com alto potencial genético são mais dispostos a investir em confinamento devido ao retorno obtido. Para se ter uma ideia, na criação a pasto, na qual cada boi engorda em média 0,5 kg por dia. Já no confinamento, cada boi chega a engordar 1,5 kg por dia. Isto é, neste sistema o rebanho pode engordar o triplo se comparado aos bovinos criados a pasto.

De modo geral, o sistema de confinamento para criação de gado de corte tem como principais vantagens o aumento da eficiência produtiva, melhor aproveitamento do animal, flexibilidade na produção e uso mais eficiente dos recursos.

No entanto, vale lembrar que, para apresentar tais benefícios, a estrutura de confinamento de gado de corte deve atender alguns requisitos. Para saber quais são, continue a leitura deste artigo!

Tipos de estrutura de confinamento de gado de corte

Estrutura de confinamento para gado de corte

Além da fase de terminação, o sistema de confinamento de gado de corte pode ser usado para desmame de bezerros e para a alimentação de novilhos e novilhas em recria, bois magros e vacas de descarte.

Por essa razão, é comum encontrar tipos diferentes de confinamentos. Confira cada um deles a seguir!

Confinamento a céu aberto

O sistema de confinamento aberto é constituído de curraletes capazes de confinar entre 50 a 100 cabeças no total. Nesse caso, cada animal tem cerca de 8,0 a 20 metros quadrados, um comedouro para volumosos, um cocho de sal e um bebedouro. É recomendado ainda que haja algum ponto de sombra, como árvores, para o bem-estar do animal.

Confinamento parcialmente coberto

Esse tipo de confinamento de gado possui as mesmas estruturas do curral a céu aberto. Entretanto, o diferencial está na disponibilização de uma cobertura de uma área para os animais, geralmente junto aos cochos, garantindo maior conforto.

Galpão fechado

Por outro lado, o galpão fechado possui uma área disponível de 3 a 5 metros quadrados por animal. Nesse sistema também devem existir comedouros para sal mineral, volumosos e bebedouro.

Além disso, o galpão apresenta cobertura com beiral do telhado e pode ser utilizado para confinar até 50 bovinos. É um sistema eficiente, mas que não é muito utilizado no Brasil, em virtude do seu alto custo de investimento.

Creep Feeding

A partir do segundo mês de vida, o leite passa a não suprir as necessidades nutricionais do bezerro. Por essa razão, para garantir o ganho de peso e a melhor expressão do potencial genético do bezerro, são os montados os chamados creep feedings.

Primeiramente, esse sistema de confinamento consiste em disponibilizar um cocho privativo dentro de um cercado em que só o bezerro tenha acesso. Nesse cercado, o animal recebe reforço alimentar com uma ração balanceada para garantir que o desmame ocorra bem.

Quer acessar um conteúdo completo e gratuito sobre o assunto? Confira esse super Manual sobre Manejo Nutricional de Gado de Corte. Clique e baixe agora mesmo!

Estrutura para confinamento de gado de corte

Como vimos anteriormente, existem tipos de currais de confinamento que se diferenciam pela disposição dos bebedouros, piquetes e instalações. No entanto, de uma forma geral, o tipo de confinamento depende da disponibilidade de recursos da propriedade e qual o seu objetivo.

Por isso, na hora de definir qual sistema utilizar, é preciso levar em conta aspectos como:

  • fase da criação do animal
  • área física do terreno disponível
  • facilidade de acesso
  • condições ambientais (ventos, chuva, umidade etc.)
  • possibilidade de utilizar estruturas já existentes na propriedade
  • mão de obra disponível
  • características da propriedade
  • evitar áreas próximas a rodovias
  • proximidade de fontes de água

É importante lembrar que a alimentação é um dos fatores primordiais no desenvolvimento do gado de corte e, ao mesmo tempo, é um aspecto que consome bastante recursos financeiros e operacionais. Por isso, todos os cuidados são essenciais.

Nesse sentido, algumas características devem ser mantidas para garantir a eficiência do modelo, tais como:

  • piso com declividade mínima de 3% e máxima de 8%
  • instalações elétricas para auxílio do manejo
  • centro de manejo de animais contendo brete, apartador, balança, dentre outros
  • área para produção de alimentos
  • sala para a produção de silo e feno
  • galpão para máquinas e implementos
  • currais de engorda
  • sistema de coleta de esterco
  • estruturas de conservação do solo e da água para controle da poluição

Cercas para o confinamento de gado

Outro ponto fundamental para a estrutura de confinamento de gado de corte são as cercas. Isso porque durante muito tempo, as cercas de arame farpado foram bastante utilizadas para separar animais e delimitar piquetes para o manejo de pastagens. Entretanto, havia o risco machucar o animal ou mesmo de arrebentar caso algum deles resolvesse pular.

Atualmente, a cerca mais indicada para confinamento é a elétrica. Primeiramente, porque o seu custo de implementação é mais baixo que os outros tipos, o que a deixa mais eficiente. Em segundo lugar, o cercamento é mais fácil para ser construído pois emprega materiais leves e simples de manusear.

Por fim, a cerca elétrica atua mais como barreira psicológica e não física, o que deixa os animais mais dóceis, facilitando no manejo. É importante destacar ainda que a corrente elétrica presente na cerca é semelhante a uma agulhada e portanto, não machuca o animal.

Vantagens do confinamento de gado de corte

De maneira geral, a principal vantagem do confinamento de bovinos é o aumento da eficiência produtiva. Afinal, os animais ganham mais peso em menor tempo se comparado aqueles criados em pastos. Além deste, podemos citar ainda

  • baixa mortalidade; 
  • abate em tempo reduzido;
  • maior controle da temperatura;
  • domínio total da alimentação dos animais;
  • exploração intensiva em pequenas propriedades;
  • garantia de produção de carne na entressafra (durante o período da seca).

Entretanto, para explorar ao máximo todas essas vantagens e o animal alcançar ao máximo o seu potencial genético é essencial que tenha acesso a uma dieta equilibrada, com todos os nutrientes . Se você tem dúvidas quanto a esse assunto, temos uma boa notícia para você! Separamos uma lista com o que você precisa saber sobre alimentação de Gado de Corte. Confira: Guia Gratuito: Manejo Nutricional de Gado de Corte

Se você quer ir além e colocar a mão na massa, conheça o Curso Prático Manejo Nutricional de Gado de Corte Alimentos e Alimentação

Fontes: Embrapa Gado de Corte e Centro de Produções Técnicas – CPT

Artigos Relacionados