Manejo equino: saiba mais sobre alimentação e cuidados no dia a dia!

manejo equino

Cuidar de um cavalo pode ser uma atividade extremamente prazerosa, mas que requer muita responsabilidade e comprometimento. O manejo equino, a alimentação e os cuidados do dia a dia exigem total atenção e conhecimento apurado dos criadores, produtores rurais, médicos veterinários e demais profissionais que lidam com esses animais.

Muitas pessoas costumam fazer o manejo dos equinos da mesma forma que fazem o do gado, o que está totalmente errado. Por isso, para obter um bom desempenho dos cavalos e ainda garantir o seu bem-estar, os responsáveis precisam conhecer as melhores estratégias de um bom manejo e ficar atento a outros cuidados fundamentais. 

Se você lida diretamente com cavalos, ou se interessa pelo assunto, aprenda a planejar o manejo equino e os principais cuidados com alimentação. Além disso, lendo este artigo até o final você também vai entender como evitar ou corrigir problemas comuns em práticas e procedimentos de rotina. 

Cuidados com o manejo equino

Para garantir a saúde, o máximo desempenho dos cavalos e promover o seu bem-estar, os cavalos precisam contar com um bom manejo. 

É indispensável realizar a inspeção dos animais soltos no mínimo uma vez ao dia, e duas para os confinados.

Além disso, é fundamental investir no planejamento de uma rotina, com horários para alimentação, atividades físicas, descanso, banho e sono. 

O confinamento excessivo também pode ser muito prejudicial. Então, não esqueça de deixar o cavalo em ambientes externos por no mínimo quatro horas diárias.      

Fique atento ainda a alguns aspectos elementares nas instalações:

Instalações

As instalações devem ser muito bem planejadas, seguras e confortáveis. O ideal é que o animal permaneça a maior parte do tempo em ambiente externo, de preferência com cavalos do mesmo grupo social. 

O espaço aberto deve conter áreas de sombra, fontes de água limpa e fresca e pastagem de qualidade. Precisa ainda ser delimitado por uma cerca que seja alta, visível e segura, de preferência de arame liso e eletrificado.

Já no caso de contar com pouco espaço, a opção é investir em piquetes coletivos. No entanto, somente cavalos com afinidade podem dividir esses locais. 

No caso de baias ou cocheiras, é preciso muito cuidado para garantir que o cavalo tenha um ambiente agradável e realize um rolamento completo. Também é preciso atentar para a ventilação, iluminação adequada, limpeza e não se esquecer de utilizar camas confortáveis. 

Cuidado especial também deve ser dado ao local de armazenamento dos alimentos. Esses devem ser secos, ventilados e limpos com frequência.

Cuidados com a nutrição dos equinos

Independente da categoria, do sistema de criação ou da fisiologia, é fundamental investir em um programa de manejo nutricional. Para isso, o bom profissional precisa conhecer as necessidades nutricionais de cada tipo de animal.

Ele deve levar em consideração diversos fatores, como: o sistema digestivo, idade, raça, peso, fase da vida, estado reprodutivo, tipo de uso entre outros. 

Antes de tudo, precisa entender que os cavalos possuem um comportamento alimentar diferenciado e são altamente seletivos. Eles são animais herbívoros, especializados na digestão de fibras. No entanto, todos necessitam de água, carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e gorduras.

Os que são criados exclusivamente livres nas pastagens, vão necessitar de mais energia, água e nutrientes. Sendo assim, é fundamental investir na qualidade da forragem e na suplementação alimentar com ração e feno, por exemplo.  

Por outro lado, também é preciso estar atento a quantidade/tempo de consumo das forragens. Isso é muito importante para evitar problemas como a obesidade.

Atenção especial deve ser dada aos animais confinados, principalmente em relação a água.  Também é indicado fornecer plantas com folhagens inteiras para auxiliar no bom funcionamento do sistema digestório. 

Ou ainda, oferecer alimentos volumosos, que devem ficar disponíveis até mesmo durante a noite para ajudar a evitar o ócio. Se for necessário ofertar alimentos concentrados após os volumosos, a recomendação é esperar no mínimo 30 minutos. No entanto, essa prática não é recomendada.

Mudanças na dieta devem ser feitas aos poucos, ao longo de vários dias, e com muito planejamento. Assim é possível evitar problemas na flora intestinal, como cólicas e diarreias.

Dicas para obter sucesso com o programa alimentar

  • Agrupar os animais por estágio de vida;
  • Separar os animais na hora da alimentação ou alimentá-los individualmente;
  • Oferecer no mínimo duas refeições diárias em horários estabelecidos;
  • Deixar locais com água limpa e fresca, sempre à disposição;
  • Investir em bebedouros automáticos;
  • Forneça diversos tipos de forragens;
  • Não oferecer alimentos no chão;
  • Apostar em comedouros e cochos grandes e de fácil higienização;
  • Ofereça sal mineral específico para equinos;
  • Optar por alimentos de qualidade e com boa procedência;
  • Oferecer a alimentação em locais protegidos da chuva;
  • Estimular atividades físicas diariamente;
  • Calcular o fornecimento de forragem e concentrado em relação ao peso e categoria dos animais;
  • Realizar periodicamente a avaliação do ECC;
  • Ficar atento a qualquer tipo de mudança no comportamento alimentar.

Primeiros socorros: O que fazer em caso de emergências?

Mesmo adotando todas as estratégias recomendadas de manejo equino e tendo todos os cuidados com os animais, sabemos que emergências podem acontecer. Crises de cólica, lesões e fraturas, picadas de animais peçonhentos ou intoxicação podem colocar em risco a vida do animal.

O que fazer nesses casos?

O ideal é que você conheça os sinais vitais do animal para que você informar corretamente ao médico veterinário.

Além disso, é preciso saber prestar os primeiros socorros, pois isso pode fazer a diferença na hora de salvar a vida do animal. Somente um olhar treinamento é capaz de distinguir um cavalo saudável de um cavalo doente, além de prestar a primeira assistência, até que o profissional chegue na propriedade. Quer aprender a prestar socorros em equinos? Clique aqui.

Boas práticas no manejo equino podem trazer muitos benefícios para o animal e o criador. É muito importante observar o comportamento do cavalo, para entender qual procedimento alimentar ou de treinamento melhor se aplica a ele. O bom manejo deve evitar situações de estresse, garantir o bem-estar e o bom desenvolvimento do cavalo.  

Gostou desse artigo e quer se aperfeiçoar na criação de equinos? Então não perca mais tempo e veja essa dica:

Cursos Práticos na área de Equinos

Fontes: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, CPT cursos presenciais.

Artigos Relacionados