Você já ouviu falar sobre Prolapso Uterino em Vacas?

Prolapso Uterino em Vacas é um assunto importantíssimo, que todo Médico Veterinário deve conhecer de trás para frente. Esse distúrbio se destaca por ser bastante comum: afeta cerca de 5,36% das vacas!

O quadro costuma ocorrer logo após o parto, o que afeta a eficiência reprodutiva do animal e acaba trazendo grandes prejuízos econômicos para os produtores rurais.

Prolapso Uterino em Vacas é um assunto importantíssimo, que todo Médico Veterinário deve conhecer de trás para frente. Esse distúrbio se destaca por ser bastante comum: afeta cerca de 5,36% das vacas!

O quadro costuma ocorrer logo após o parto, o que afeta a eficiência reprodutiva do animal e acaba trazendo grandes prejuízos econômicos para os produtores rurais.

Quer conhecer mais sobre isso? Então fique por dentro com as dicas abaixo!

O que é o tal do Prolapso Uterino?

Chamamos de “Prolapso” quando algum órgão do animal se desloca de sua posição normal, o que acaba ocorrendo pelo enfraquecimento de músculos ou ligamentos que o ajudam a se manter naquele lugar.

No caso do útero, o Ligamento Largo do Útero une o órgão à parede dorsal do abdômen, dividindo-se em 3 porções: mesovário (ovários), mesossalpinge (tubas uterinas) e mesométrio (útero). Por ser tão importante, esse ligamento é geralmente o responsável pelo acontecimento de um prolapso quando enfraquecido.

Quais os fatores para a ocorrência do prolapso?

Para evitar esse distúrbio, é importante conhecer alguns fatores que podem tornar o animal predisposto. Podemos citar:

  • Partos onde há excesso de contrações, como partos distócicos (quando a fêmea tem dificuldade em promover o nascimento) e gemelares (fetos gêmeos);
  • Hipocalcemia, devido a uma queda nos níveis de Cálcio do sangue pelo início da lactação;
  • Retenção de placenta, geralmente ocasionada por indução do parto (farmacológica, por estresse, etc.)
  • Infecção uterina, como Metrite, Piometra e Endometrite, provocadas por bactérias.

Qual tratamento seguir?

Tratar esse problema requer força, técnica e rapidez; já que, caso não tratado, o animal pode morrer. Por isso, este deve ser um assunto de interesse para todo especialista em grandes animais, que se torna extremamente necessário para sua solução.

Ao se deparar com um útero prolapsado, o Médico Veterinário estará vendo o endométrio, porção interna do útero onde estão as carúnculas, as quais são projeções que se ligam aos cotilédones da placenta e enviam sangue materno rico em nutrientes ao feto.

O maior desafio para resolver essa situação é o edema causado pelo difícil retorno sanguíneo, que faz com que o útero edemaciado possa pesar mais de 50kg. Para ajudar a distender esse órgão, é recomendável aplicar uma anestesia epidural, que também irá aliviar a dor do animal.

O segundo passo é lavar o órgão, removendo qualquer sujeira ou restos de placenta que possam causar uma infecção futura. A lavagem deve ser feita com água corrente e uma solução de polivinil-pirrolidona de iodo (PVPI).

Por fim, chega a hora de reduzir o prolapso. A operação consiste em, basicamente, recolocar o órgão em sua posição anatômica e topográfica, erguendo-o para cima e pressionando. Um lubrificante obstétrico pode auxiliar nessa manobra.

Como prevenir?

Para prevenir o Prolapso do Útero, é essencial que o criador busque:

  • Controlar os níveis de Cálcio no sangue da vaca, evitando uma possível hipocalcemia.
  • Evitar que, em tempos próximos do parto, a fêmea esteja acima do peso.
  • Fornecer alimento e água de boa qualidade, principalmente nos últimos meses de gestação.
  • Evitar o “Trevo Vermelho” na pastagem, porque essa planta atua como o hormônio Estrogênio, e acaba por causar o prolapso.

Casos como esse são mais comuns do que imaginamos e para garantir uma gestação tranquila e sem empecilhos, o Médico Veterinário deve fazer uso de equipamentos e técnicas para garantir o sucesso de todo o processo de reprodução do animal.

Por isso trouxemos dicas preciosas para garantir a eficiência no assunto.

1°: Utilização da técnica de palpação retal

2°: Vantagem do exame de ultrassonografia no acompanhamento gestacional

3°: Como aumentar a eficiência na reprodução bovina

4°: A técnica da TE e suas vantagens para o sucesso da reprodução

Ah! As dicas não param por aí.

Você, Médico Veterinário que deseja obter destaque no assunto reprodução bovina, nós trouxemos também formas de capacitação para somar ainda mais valor ao seu trabalho. Confira aqui.

E você ainda pode conferir mais conteúdos sobre a área da bovinocultura:

Conheça as 3 principais fases da criação de gado de corte e dicas sobre o planejamento desse setor

Como alcançar o sucesso na técnica de Transferência de Embriões em Bovinos: 10 passos simples e infalíveis (Você não pode ignorar o #4)

Fontes: PUBVET   Milk Point

Artigos Relacionados