Administração de gado de corte: você está fazendo certo?

A administração de gado de corte é o primeiro passo para que a atividade seja lucrativa. Isto é, muitos produtores perdem sua lucratividade por não saberem administrar os recursos, insumos e os animais. Realizar o controle produtivo da fazenda exige tomar decisões rápidas e precisas, levando em consideração aspectos de dentro e fora da porteira.

A gestão de uma empresa rural exige que as decisões sejam tomadas de forma rápida sem deixar de considerar aspectos internos e externos da atividade. Portanto, conhecer esses fatores é fundamental para que os recursos produtivos (insumos, mão de obra, equipamentos) sejam empregados de forma eficiente e rentável.

Por essas razões, produtores, gerentes e consultores técnicos precisam se atentar para conceitos como produtividade, custo de produção e eficiência para que a fazenda consiga mais do que sobreviver, se destacar no mercado.  

Quer ter uma gestão campeã na sua fazenda?

Guia Gratuito - Gado de Corte

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre como deve ser o administração financeira da fazenda e ainda dar algumas dicas para que seu negócio seja mais lucrativo. Ficou interessado? Então, leia até o final!

Como fazer a administração de gado de corte?

Administração de gado de corte

Já falamos que para ter que a fazenda seja rentável é preciso que ela seja encarada como uma empresa e por isso, o controle econômico deve ser rígido. Dessa forma, operações de planejamento, organização, direção e controle (PODC) devem fazer parte das rotinas administrativas. Para realizar tais ações o ideal é ter um gestor especializado no segmento.  

De uma maneira geral, são aspectos que devem ser considerados na administração de gado de corte:  

  • custo total anual de produção da fazenda (custo da pastagem, desembolsos, depreciação, pró-labore do produtor, gastos com pessoal e juros);
  • custo da arroba do boi gordo e do bezerro desmamado, atualizado;
  • participação percentual dos diferentes componentes do custo;
  • margem bruta, levando em conta os desembolsos;
  • margem operacional, ou seja, a receita total descontando os reembolsos, depreciação e pró-labore;
  • lucro, que é a receita total menos os custos totais.
Curso Administração de gado de corte

Quer transformar sua fazenda em uma empresa lucrativa? Siga esses passos!

Você já está fazendo uma administração de gado de corte rigorosa e ainda assim os lucros da fazenda ainda estão aquém das suas expectativas? Então, você precisa mudar de atitude agora e seguir alguns passos que farão toda a diferença. Quer saber quais são? Então continue a leitura.

#1 Agregue valor ao produto

Agregar valor a um produto consiste em não apenas vendê-lo, mas também oferecer diferenciação, inovação, valores exclusivos, qualidade e uma experiência diferenciada e positiva para os clientes. Com isso ele passa a ser um fã da marca.

Na pecuária de corte também é possível agregar valor. Isso pode ser feito com ações que demonstrem uma maior preocupação ambiental, seleção de cortes de carnes especiais (embalados e prontos para o consumo), no tipo de relação estabelecida com o consumidor, dentre outros.

#2 Mantenha a equipe engajada

Nas empresas rurais há uma grande demanda por mão de obra. São veterinários, agrônomos, zootecnistas, gestores, auxiliares, assistentes e assim por diante.

Uma boa administração de gado de corte na fazenda que tem como o objetivo o aumento da eficiência e a lucratividade, deve incentivar a equipe para que todos se sintam engajados com o objetivo do negócio.  O colaborador precisa entender que ele faz parte de um time, afinal, todos são essenciais para o resultado final.

#3 Estabeleça uma criação competitiva

O bom resultado na pecuária de corte depende principalmente do bom gerenciamento e visão crítica do gestor frente aos fatores que influenciam o resultado econômico da atividade.

Para isso é preciso estabelecer uma criação de animais que seja competitiva, ou seja, de acordo com as exigências do mercado mas, ao mesmo tempo, rentável. Algumas das medidas recomendadas são:

  • garantir a alimentação de qualidade em todas as fases do crescimento;
  • aderir ao uso de tecnologias que automatizem e otimizem etapas do ciclo produtivo;
  • zelar por bons índices de natalidade;
  • diminuir o índice de mortalidade de bezerros;
  • trabalhar para ter o abate precoce;
  • diversificar a produção;
  • busque parcerias lucrativas;
  • realizar o controle financeiro corretamente.

Seguindo todos esses passos, você será capaz de fazer uma administração de gado de corte mais rentável e eficiente.

Para saber mais sobre  a criação de gado de corte, confira a nossa lista de conteúdos exclusivos:

Gado de corte: Dicas que ninguém te contou!

Criação de bezerros: O que é preciso saber para começar

Como fazer o manejo de pastagens para gado de corte?

Dicas sobre a estrutura de confinamento para gado de corte

Você sabe como é a alimentação para gado de corte?

Fonte: Embrapa e Canal Rural

Artigos Relacionados